sexta-feira, 22 de julho de 2011

A Internet a nova caixa de Pandora



O mito de Prometeu e Pandora

Segundo o poeta Hesíodo, Prometeu roubou o fogo e presenteou aos mortais. Zeus Crônida irritado com o deus presenteou a humanidade com Pandora, que foi ornada com toda beleza, riqueza e astúcia por todos os deuses do Olímpio e lhe foi dada uma caixa que quando aberta liberará todos os males, movida pela curiosidade á abriu.
O mito conta que pandora fechou a caixa antes que libertasse um mau maior.

Internet um mal necessário

Sem dúvidas um dos maiores avanços para humanidade foi a Internet, suas vantagens e facilidades impressionam a cada dia, sendo impossível para os dias de hoje viver em um mundo globalizado sem ela.
A comunicação, economia, política e informação giram em torno dessa pequena ferramenta, por isso um mínimo defeito no sistema acarretaria em um grande mal, que afetaria diretamente ou indiretamente a todos nós.
Igualmente ao fogo dado por Prometeu o software desenvolvido pelo MIT é indispensável para nortear a vida civilizada, sem o fogo haveria regresso em nossas vidas e sem Internet ocorreria um retrocesso e paralisação em todos os níveis de conhecimento. Nos vemos cada vez mais dependentes, já que damos responsabilidades cada vez maiores a Internet.

Sedutora e Perigosa

Mais acessível e perigosa, a Internet atrai seguidores de todos os gêneros e idades, por conseqüência ideologias com pensamentos e atitudes convergem confrontando-se diariamente.
Como no plano real, no cyber espaço existem pessoas bem e mal intencionadas que manipulam esse instrumento poderoso com intenções positivas e negativas.
Os crimes digitais vão de um pequeno constrangimento em redes sociais a furtos milionários que ocorrem através da rede.
Não cabem nas estatísticas os números das transações de tráficos ilícitos (drogas, pessoas, produtos, etc...) que ocorreram a cada instante no cyber mundo. Cresce na mesma proporção o contingente de profissionais da criminalidade digital, os crackers. A verdade é que igual ao mito de Pandora, muitas vezes somos movidos pela curiosidade que nos leva a caminhos cheios de armadilhas.
A precaução aliada com a responsabilidade facilita a navegação e impede grande parte dos perigos a que somos expostos. Por fim a caixa fechada por Pandora deixou a esperança em seu fundo, fazemos uma comparação entre a caixa dos presentes e caixa tecnológica que trazem beleza e astúcia, entretanto esconde perigos e infortúnios.

Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
HIROTSU, Priscila. Artigo: A Internet a nova caixa de Pandora. João Pessoa, PB. Publicado 22/07/2011, em: http://www.gerandoletras.blogspot.com\

Um comentário:

  1. Trabalho com e-commerce e há tempos digo comigo mesmo: a Internet é uma Caixa de Pandora. É certo também dizer ferramenta, porém, uma ferramenta em mãos erradas se transforma numa arma, ou não? Tenho 75.000 vendas realizadas pela rede portanto tenho propriedade para falar: existem pessoas e Pessoas. Tem gente muito ruim! Não sei explicar, não acredito que seja índole: "o homem nasce bom e puro, a sociedade é que o corrompe". Há pessoas que tentam destruir você sem nenhum motivo aparente; por causa de nada. Tentam te enganar, manipular, lesar, enfim, prejudicar. A Internet é sim uma Caixa de Pandora.

    ResponderExcluir