domingo, 30 de outubro de 2011

Copa 2014 - O Gol do Desperdício


         Em 30 de outubro de 2007 foi anunciado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) que o Brasil sediaria a copa do mundo de 2014, desde então, o país investe como nunca em infra-estrutura e obras relacionadas à Copa.
A Copa de 2014 será a mais cara da história, sendo orçada (até o fechamento desde artigo) em 40 bilhões de dólares, cerca de R$ 62 bilhões, que deverão ser retirados do erário público. Os gastos federais com “grades obras” estão previstas em R$: 23,5 bilhões, por tanto se houverem 64 jogos, cada jogo vai custar R$: 367 milhões.
Sem dúvidas que o evento esportivo poderia trazer benefícios financeiros ao Brasil, entretanto mesmo com as estimativas mais positivas, o investimento faraônico terá saldo negativo. A FIFA estima que 600 mil estrangeiros venham ao nosso país, o Ministério do Turismo aponta que cada estrangeiro gasta em média R$: 240 (com o dólar cotado a R$:2), portanto eles teriam que ficar 166 dias para cobrir apenas aplicações em dinheiro aos estádios. Além disso, outras preocupações nas áreas de transporte, hotelaria e principalmente segurança, também estão superfaturadas e atrasadas.
Aparentemente o Estado só veio tomar conhecimento da problemática dos transportes e segurança pública precária depois do anuncio da FIFA, o que impressiona é que para o governo esses problemas de décadas iram ser resolvidos em 2 (dois) anos. É indignante ver Bilhões em dinheiro do povo sendo “desperdiçado” em concreto e aço, à medida que existem brasileiros que não tenham acesso a uma moradia digna, a saúde e educação pública de qualidade.
Em meio a tanto desperdício e luxo, notamos a situação dos desportistas brasileiros, que apesar de ter um país que sedia os principais eventos esportivos da atualidade se vê a margem desse investimento. A verba com o Bolsa Atleta (programa do Ministério dos Esportes) é de R$: 40 milhões, ao passo que a publicidade do próprio programa supera o valor do dispêndio dos atletas (gasto com marketing – R$: 48,3 milhões).
Os nossos governantes precisam rever seus conceito e prioridades, não faz sentido tanto esbanjamento e desperdício de nosso dinheiro em fins que não são o beneficio da coletividade ou avanços nas áreas sociais.


Os dados utilizados foram respectivamente linkados no próprio artigo.

Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
HIROTSU, Priscila. Artigo: Copa 2014 - O Gol do Desperdício. João Pessoa, PB. Publicado 30/10/2011, em: http://www.gerandoletras.blogspot.com\


16 comentários:

  1. com tudo isso ainda nosso maior medo e passar vergonha

    ResponderExcluir
  2. o pior vai ser depois! Quando a copa acabar
    Muito dinheiro publico em NADA

    ResponderExcluir
  3. l reinold l se o brasil e um pais em desenvolvimento, claro que essa copa sairia caro,,,,da mesma forma se fosse na india, e outros paises com populações enormes e com muitos problemas internos, corrupção,aeroporto estradas etc,,,,,,eu nem gosto de futebol,,,mas achei esse comentario ,,,,,puro pessimismo,,,os empregos gerados,,,estradas novas,,,melhoria nos aeroportos, portos,,,etc,,,,se tem que ser na marra da obsservação europeia, que sêja,,,o paiz vai ter certo lucro a curto prazo com tudo isso,,,,,PIOR SÃO AS IGRÊJAS BARSILEIRAS QUE NOS ULTIMOS 3 ANOS ARRECADARAM LIQUIDO A QUANTIA QUE DAVA PARA MATAR A FOME NO MUNDO POR 20 ANOS,,,,OU SE PREFERIR,,,ERRADICAR O ANALFABETISMO DA AFRICA,,, porra apenas 3 anos,,, e foda,que cristo e esse que deixa um monte de miseraveis no mundo enquanto uma pequena parcela fica na podridão da luxuria,,,,eu não fui a favor da copa com muitos problemas internos para se resolver,,,mas quando se vem morar em alagoas,,, mudamos o penssamento...que venha a copa as olimpiadas,,, segundos atrás

    ResponderExcluir
  4. É realmente um absurdo!!
    seguindo
    http://seriesbooksmovies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O pior é que todo esse absurdo virou normalidade!

    ResponderExcluir
  6. REALMENTE DEPOIS DE LÊR TODAS ESSAS NOTICIAS,,,ESSE BLOG DEVIA SE CHAMAR,,,,GERANDO BÊSTAS,,,,, SO TEM NOTICIAS DAS MAIS MANJADAS e tenta levar o pessimismo sem ideias e AÇÕES,,,,so noticiazinha manjada,, e ainda requer um toque que de burrice a muitos braileiros,,,

    ResponderExcluir
  7. PARA: Lourenço ...
    A opinião é uma coisa muito arbitrária, entretanto têm coisas que precisam ser discutidas e revistas...
    Quando se fala na questão da Copa do Mundo ou qualquer outro evento e projetos, logicamente eu torço para que dê certo, "até pq sou brasileira e moro no Brasil".

    Se meu país têm corrupção, fraudes, má investimentos sou diretamente afetada! Portanto é com urgência a necessidade de todos tomarem conhecimento e se esclarecerem da realidade!!!

    O que me deixa mais indignada é saber que existe pessoas como vc, que acham trivial nossa péssima distribuição de renda e serviços sociais, fazendo do nosso país o que ele!

    ResponderExcluir
  8. eu não acho trivial,,,so acho profetização do pessimismo... e se der certo? sei que rola muuuuiiita corrupção,,,,afinal, nasci no nordeste onde a maior bancada federal e justamente do norte e nordeste,,, e porque essa região esta assim por anos muito atrasado,,, de ums tempos pra ca esta melhorando porque o governo federal traçou metas para os estados receberem verbas,,, se não fosse isso todos ou quase todos esses que nos representam estariam se vendendo a projetos para o sul e sudeste do pais,,,isso e notorio,,,mesmo se roubando vai haver melhorias,,,,copa e olimpiadas não era pra ser feita agora em nosso pais , vendo que o mesmo passa por muitos problemas internos,,,mais vai da resultado,,,pior e se o dinheiro sumisse sem nada ser feito,,,mas e com os erros criticas e ações que nossa cultura de corrupção vai mudando,,te garanto que ja foi muito pior,,,sinistro e igrejas abrirem em toda esquina pregando a riqueza e estorquindo o povo ja flagilizado,,,pq o que eles arrrecadam em 2 anos liquido tirando as despesas e salarios,,, resolveria o problema da fome na africa por 20 anos,,,e brincadeira,,,se você não gosta de comentarios criticos,,,faça uma moderação e publique so os que te comvem,,,eu não vi nada de agradavel no seu blog a não ser sua vontade de mostrar noticias,,, ou quem sabe fazer mais pelo pais,,,so que eu não gostei,da forma de ação,,e outras pessoas a que eu indiquei tambem não gostaram,, pq as noticias são manjadas,,,so não quiseram comentar...não escrevo bem,,, mas sou cincero,,,mesmo com meus erros de ortografia da pra se entender,,,

    ResponderExcluir
  9. Um grande absurdo desperdiçar tanto dinheiro em uma ocasião que sera passageira, enquanto a saúde e a educação viram piada no país que vivemos! muito legal seu blog! me visite sigo todos que me segue! http://anavidadeestilista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. PARA LOURENÇO:
    é o seguinte, acho que primeiro deveria ler a matéria e tentar entender, pois seus comentários são fracos, não penso que a intenção da matéria seja pessimismo ou não acreditar no país, mas sim nos forçar uma reflexão, caso você não tenha conseguido interpretar estes pequenos parágrafos, fica difícil fazer uma crítica, a lógica do texto é nos fazer questionar o porque de haver tanto dinheiro para um evento como a copa e falta para saúde, educação etc. porque toda vez que precisa de dinheiro para saúde se fala em criar um novo imposto?a reflexão é de que o nosso país pode e têm dinheiro suficiente para garantir uma boa qualidade de vida para nosso povo, inclusive você, sem precisar gastar bilhões com eventos esportivos, pensando que os turistas vão vir aqui com malas de dinheiro e injetar dólares no nosso mercador interno.

    ResponderExcluir
  11. PARA LOURENÇO:
    E quanto ao seu problema com a igreja se resolva, funda uma nova religião ou se dedica a convencer as pessoas a abandonarem as existentes. Apesar de concorda com o absurdo que é está arrecadação de dinheiro por parte dos líderes religiosos, que de fato não tem nenhum fundamento na bíblia ou no exemplo de Jesus.

    ResponderExcluir
  12. acho que quem se propõe a postar um texto deveria primeiro fazer a revisão ortográfica do mesmo, antes de publicá-lo

    ResponderExcluir
  13. PARA LOURENÇO:
    Para finalizar se você acha que este blog só tem notícia manjada, você deve ter errado o endereço, talvez digitou globo.com, r7.com, Estado de são Paulo online, correio da Paraíba, aí sim tudo é manjado e sem indicações de soluções. Acho o blog eclético e debate as várias formas de pensamentos, sem se limitar a uma determinada área, alias a internet nos permite produzir e refletir, valorizo iniciativas como a deste blog que fazem as pessoas produzirem e questionar, AO CONTRÁRIO DE VOCÊ E OUTROS QUE SÃO GADO DA MÍDIA NACIONAL SENSACIONALISTA.

    ResponderExcluir
  14. GADO EU! SOU EU QUE SIGO JEGZUISSS,,OU ACREDITO EM UM SER IMAGINARIO???!!!,olha filhinho,,escrever ruim eu escrevo mesmo1 ALIAS QUASE NUNCA ESCREVO,,,religião não e meu forte,,,MIDIA SESSASSIONALISTA,, e esse tipo de noticia,,,pelo que eu estou vendo,virou um debate,,eu dei minha opinião, a¨ ditadura ja passou¨ sempre teve problemas de saude, segurança,desemprego,,, aliaz os 3 itens basicos das campanhas eleitorais,que teve mudanças dos anos 70 pra ca ex: SUS,não fuciona como deveria mas com toda a problematica salvou muita gente,,e ainda salva ja imaginou o antigo INAMPS,,os pobres não tinham assesso se não pagassem, tem gente ate falando dos programas socias ser um tipo de esmola,, porque? o brasileiro acostumou a chamar pedreiro pra trabalhar quase de graça, e outros serviços tipo , domestica que muita gente da capital ia pegar no sertão porque se dizia que nas capitais as meninas não eram de confiança.. ou seja,, queriam mesmo era pagar pouco, e muitas ainda voltavam gravidas de filhos de dondocas que nunca despregou da saia da mamãe ,,O BLOG E RUIMMM ,,,TEM MUITOS DO MESMO GENERO MUITO BOM,,,ENDEREÇO E SO MIM PEDIR,,,OU AO GOOGLE! ESSA NOTICIA TEMA , E PESSIMISTA do mesmo tipo que começa falando das de sempre,,,fome na africa miseria no nordeste etc... etc,,agora, tem amigos da priscila que realmente e gente bôa, que ficam puto com criticas ,,,MAS O BLOG E RUIMMM DEMAIS,,, COMPARADO COM OUTROS DO MESMO GENERO,,,se eu não mim engano em post acima esta citado que eu não escrevo mesmo bem! e facil fazer uma revisão de texto,,, mas isso e uma opiniaõ em um blog,, não e uma prova de redação valendo concursso publico,VÃO FICAR ELEFANTES BRANCOS VÃO,,,,,MAS O BRASIL APESAR DA ROUBALHEIRA QUE UM DIA VAI DIMINUIR E JA ESTA, PEGOU EXEMPLOS DE FRACASSOS,,, E CONSTATADO QUE O DE MANAUS e CUIABA TALVÊS SEJA OS UNICOS e não precisa ver isso em noticiario não,,, e porque o futebol do amazonas e do mato grosso não tem estatus nacional,,MAS O RESTO VAI DA RENDA DEPOIS DA COPA, O BRASILEIRO E FANATICO POR FUTEBOL,,PRA MIM SÃO 22 MHOMENS RICOS OLHANDO BÔBOS PAGAREM ALTO PARA VELOS correr, os aeroportos estradas portos transportes rede hoteleira empregos diretos e indiretos vai da um UP. cara hoje não se encontra pedreiro, ta todo mundo trabalhando e não e de hoje não, A NOTICIA DO BLOG E NA SUA MAIORIA PESSIMISTA,,começa falando em numeros que de certa frma e concordavel e depois o velho jargão opositivo NÃO MUDO MINHA OPINIÃO...sem falar que fucionario publico nesse pais poderia ganhar 60.000 menssais e mesmo assim a educação segurança e a saude ia ficar do mesmo jeito,, o que falta e gerencia,punição,,,enquanto houver essa ingerencia nossos serviços basicos não vão melhorar,,,como eu disse ja foi pior,,,

    ResponderExcluir
  15. PARA RAFAEL DE FREITAS,,,,,,,,,,,,,,,,
    ,
    rafael, não pensse que eu sou mais um desses que fca atacando blog por antipatia,, eu sou um paraibano como você, que passei minha vida trabalhando em outros estados em varias areas,, transportes e agora na saude,,tambem presto serviço ao bravo pôvo do MST que muitos tem como bandidos! não sou analfabeto, sou concurssdo em 2 estados ai sim na redação eu fui bem. e so ver minhas comunidades no orkut,,era pra ser uma opinião e não um debate, dei risadas altas quando voc~e disse que eu era GADO ,,CARA SE TU CONHECESSE MEUS PENSSMENTOS SOBRE JSTIÇA SOCIAL quem ia rir era tu, talvez poderia ser meu amigo, quando falo em noticias manjadas,,e so ver a de cuba,,,quem e que não sabe que cuba e foda nos esportes,,,porem fala que fuzilam gente la? por tentar a liberdade?,esse lance de ataque pessoal e mais primitivo por descontentamento, qual foi não sei!E TENHO UMA AMIGA IRANIANA QUE MUITA GENTE PENSSA QUE NO IRAN TODA MULHER E INFELIZ não e assim, se eu fosse pela midia sim , meu penssmento se encurralava,,,mas eu sou um cara de opinião propia cincero,,,,,mas respeito a tua,,,mesmo com os ataques unfantis,,,mas faz parte do processo democratico,
    ,
    pra quem quiser,,,,
    lreinolddm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Em um país com a população pobre, se gasta tanti dinheiro com estadios e nada com educação, as escolas estao caindo aos pedacos, os professores nao ganham o que deveriam, mais ta tudo bem, viva o futebol.
    Um Abraço

    gostaria de fazer parceria com seu blog.

    http://paulosergioembuscadotempoperdido.blogspot.com/

    ResponderExcluir